QUEM SOMOS

Bonito, MS, Brazil
Conheça Bonito... com quem conhece Bonito. Visite www.ygarape.com.br

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Inauguração do câmpus UFMS de Bonito

Na manhã desta segunda-feira (29), foi inaugurado as novas instalações do Câmpus da Universidade Federal Mato Grosso do Sul em Bonito.  


A professora Célia Maria da Silva Oliveira, Reitora da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, está em Brasília representando a Instituição, que foi representada em Bonito, pelo professor João Ricardo Tognini, Vice-Reitor da UFMS, e pelo professor Noslin de Paula Almeida, diretor do câmpus de Bonito.


Através de transmissão simultânea o Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento.

Estiveram presentes na cerimônia, professores, técnicos e alunos, além do Prefeito do município, José Arthur Soares de Figueiredo.

O diretor do câmpus, agradeceu a colaboração da comunidade e das autoridades municipais pelo apoio e parcerias. "O governo Federal oportunizou à comunidade de Bonito as novas instalações que serão utilizadas por acadêmicos de toda região".

 
O câmpus de Bonito tem infraestrutura adequada para atender as atividades de ensino, pesquisa e extensão. São salas de aula, biblioteca, auditório com capacidade para 100 lugares, laboratório de informática, área de convívio e salas administrativas.


sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Blogueiros chegam hoje em Bonito MS

Está previsto para hoje (25) a chegada em Bonito (MS) da blogueira Jana Calaça, autora do Blog Jeguiando, em companhia de Erik Pzado com a finalidade de conhecer os atrativos turísticos da região e descobrir o porquê do destino ser considerado por nove vezes consecutivas o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil.
Blog Jeguiando e Ygarapé Tour

Confira o post sobre Bonito MS no Blog Jeguiando!

A vinda da blogueira para o município deu-se através da parceria das empresas Bonito Web, Ygarapé Tour, Marruá Hotel e Conselho Municipal de Turismo de Bonito - Comtur.
Entre as atividades propostas para o grupo estão: visita ao Balneário Municipal; passeio de bote no Rio Formoso; flutuação no Rio da Prata; visita ao Buraco das Araras e ao Projeto Jiboia; passeio na Gruta do Lago Azul e Estância Mimosa Ecoturismo.
Buraco das Araras são alguns dos atrativos que os blogueiros vão conhecer em Bonito.

O roteiro gastronômico de Bonito também serão desvendados pelos visitantes. Estão programados: almoço no Restaurante do Bosque, jantar nos Restaurantes Castelabate e no Restaurante Casa do João e visita à Pastelaria Pastel Bonito.
Os blogueiros ficam na cidade até o dia 29 de novembro.

Fonte: Bonito Brasil

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bonito

Divulgação
Gruta do Lago Azul, em Bonito (MS)

CARLA NASCIMENTO*
da Folha Online

O município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é conhecido como “paraíso das águas”. E se o codinome que recebeu não é mera força de expressão, também pode-se dizer que uma cidade nunca mereceu tanto o nome que tem. De fato, quem vai a Bonito não tem como ficar indiferente com a limpidez das águas dos rios e a beleza da paisagem do lugar.

Bonito é um paraíso para quem gosta de praticar rapel, mergulho, trekking, cavalgada, motocross, rafting ou para os que preferem simplesmente contemplar a natureza.

Distante 1.200 km de São Paulo e 1.444 km do Rio de Janeiro, a região de Bonito possui centenas de cachoeiras, lagos, rios, mais de 80 cavernas, grutas e paredões rochosos e flora e fauna riquíssimas.

Para quem pensa que uma quantidade tão grande de atrações ecológicas em uma mesma região não apresenta diferenças, Bonito desfaz esta idéia. Cada passeio reserva uma surpresa e tem beleza e característica própria.

Berço de três rios de águas cristalinas -Baía Bonita, Prata e Sucuri- uma viagem pelas águas de pelo menos um destes sítios ecológicos é obrigatória para quem visita a região. Os passeios são feitos por meio de flutuação, com roupas de neoprene e snorkel, proporcionando ao visitante um contato direto com peixes e plantas e uma visão deslumbrante da paisagem que existe no fundo dos rios.

A visão de uma catedral gótica decorada com esculturas naturais faz de uma visita a uma das grutas ou cavernas da região um passeio imperdível. A Gruta do Lago Azul e o Abismo Anhumas são os mais indicados, tendo em vista que uma parte das cavernas e grutas da região está sendo estudada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para poderem ser liberadas para visitação.

Para contemplar a região e fazer um programa divertido, o passeio de bote pelo rio Formoso está em quase todos os roteiros de quem vai a Bonito. O rio tem pequenas cachoeiras e quedas d‘água que proporcionam um rafting leve e que pode ser feito até por crianças.

Propriedade particular

Um aspecto que chama atenção em Bonito é a estrutura montada para receber o visitante. A maioria dos locais tem excelente infra-estrutura e percebe-se o cuidado para não agredir a natureza, fazendo com que as construções necessárias sejam adaptadas ao ambiente.

Quase todos os locais abertos para visitação são de propriedade particular e estão dentro de fazendas. Algumas desenvolvem apenas a atividade turística, outras procuram harmonizar a pecuária com o ecoturismo.

Os proprietários creditam ao investimento em estrutura e conservação dos locais os altos preços cobrados pelos passeios, que custam, em média, R$ 40. Os passeios mais baratos são aqueles que não exigem o uso de equipamentos ou a presença de guias, como os balneários, por exemplo, que custam, em média, R$ 10.

Algumas iniciativas por parte do Estado estão sendo tomadas para tornar o turismo na região mais acessível economicamente. Este ano foi assinado o decreto para desapropriar uma área para a criação do Parque da Bodoquena. Com isso, a área passará a ser administrada pelo Estado e, acredita-se, o acesso ficará mais barato.

* A repórter Carla Nascimento viajou a convite da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, da Ygarapé Tour e da organização do Festival de Inverno de Bonito. 
 

Bonito é parada obrigatória durante Copa do Mundo de 2014, afirma jornalista alemão

Para o jornalista alemão Peer Vorderwülbecke, da ARD, rádio e televisão pública da Alemanha, os torcedores europeus que vierem até o Brasil para acompanhar os jogos da Copa do Mundo de 2014 devem dar uma "esticada" até Bonito (MS).

Já há um mês no País realizando uma série de reportagens sobre as cidades-sede da Copa, o jornalista, por sugestão da Embratur, através do apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, optou por sair do roteiro das cidades-sede para conhecer Bonito e Campo Grande.
"Valeu a pena", disse Peer para a diretora-presidente da Fundtur, Nilde Brun, que concedeu uma entrevista ontem (23) para o jornalista. Segundo ele, o turismo de Bonito impressiona pela estrutura e segurança e vai agradar o turista do seu continente. "O europeu gosta muito de esportes outdoor (praticados ao ar livre) e Bonito é repleto desses atrativos, com a vantagem de apresentar equipamentos de segurança de qualidade".
Além da proteção nos passeios, Vorderwülbecke destacou a conscientização ecológica na região. "Além da natureza em Bonito ser linda é de se admirar o cuidado que se tem com a preservação, não vemos lixo, nos passeios nem nas ruas, existe um envolvimento geral".
Nilde Brun explicou que em Bonito existe uma soma de esforços entre poder público, privado, entidades ligadas ao turismo e comunidade local. "É um modelo de gestão que envolve todos os elos da cadeia, com profissionalismo, e o resultado é a qualidade e estrutura de Bonito que carrega o título, pelo nono ano consecutivo, de melhor destino de ecoturismo do Brasil", ressaltou Nilde Brun.

O jornalista Peer Vorderwülbecke seguiu para Porto Alegre para dar continuidade às reportagens que irá produzir nos próximos seis meses sobre as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Informações Fundação de Turismo de MS

Caravana paranaense conhece práticas adotadas em Bonito MS

 Representantes de entidades de apoio ao turismo e empresários de Tibagi, na região dos Campos Gerais, chegaram ontem (23) em Bonito (MS). A caravana técnica reúne um grupo de 20 pessoas que vão observar boas práticas realizadas pela gestão pública e privada e, ainda, ações voltadas para o associativismo, o que potencializa os atrativos turísticos de Bonito, município referência em belezas naturais e pelas atividades voltadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo

As cachoeiras da Estância Mimosa receberão a visita da caravana de Tibagi.


Realizada pela Prefeitura de Tibagi e pelo Sebrae/PR, a caravana técnica é uma iniciativa que integra as ações propostas no projeto "Turismo nos Campos Gerais", uma estratégia que visa promover o acesso a novos mercados e, ainda, propõe a realização de uma séries de atividades, como capacitações empresariais coletivas, por meio de treinamentos, palestras, seminários e caravanas técnicas, entre outras ações.

A escolha do destino, segundo a consultora do Sebrae/PR, Nádia Terumi Joboji, se deu pela similaridade do município com Tibagi, que entre os principais atrativos está o Canyon Guartelá, considerado o sexto maior do mundo em extensão, e a prática de rafting no Rio Iapó. "Bonito é um exemplo no que diz respeito ao ecoturismo e turismo de aventura, com atrativos que são administrados tanto pelo poder público quanto por empreendimentos privados. São esses modelos que os empresários e representantes de entidades, e a prefeitura de Tibagi, querem conhecer na prática", diz Nádia Joboji.

Segundo o prefeito de Tibagi, que também preside a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Sinval Silva, a viagem técnica foi organizada para conhecer boas práticas na gestão do turismo, para aplicá-las em Tibagi. "Nós também queremos ser uma referência no turismo no Brasil, assim como é Bonito. Será uma oportunidade para conhecer as políticas municipais que eles têm", avalia Sinval Silva.

Em Bonito, a primeira atividade programada é uma palestra sobre a região, na quarta-feira, dia 24, às 9 horas. Na sequência, o grupo segue para o Balneário Municipal Rio Formoso, conhecido por suas águas cristalinas que permitem uma visão nítida de peixes de cores e tamanhos variados. À tarde, os participantes da caravana técnica vão visitar hotéis e agências de viagens que operam no município.

Na quinta-feira, dia 25, o grupo vai conhecer os atrativos da Gruta do Lago Azul, a Estância Mimosa, suas cachoeiras e trilhas, e, ainda, fará uma visita à Fábrica da Taboa, local que integra o roteiro cultural-turístico de Bonito, onde é possível conhecer a mistura dos ingredientes, a confecção das garrafas com fibra de taboa, uma boutique com produtos exclusivos, além da história do bar e da bebida, conhecida em todo o Brasil.

No último dia da caravana técnica, sexta-feira, 26, os participantes visitam o Parque Ecológico do Rio Formoso, onde terão a oportunidade de descer o rio de bote e, ainda, vão fazer flutuação no Rio Sucuri. No final da tarde de sexta-feira, o grupo retorna a Tibagi.

"A viagem é uma oportunidade para que o grupo visualize ações que podem ser replicadas em Tibagi e, ainda, troquem experiências com empresários e a administração pública de Bonito", observa a consultora do Sebrae/PR.

Informações Paranashop e Sebrae PR

Expedição AIRCROSS conhece as belezas naturais de MS


O Grupo de expedicionários de uma das maiores aventuras já realizadas pelo País, a AIRCROSS está em Mato Grosso do Sul. A expedição chegou no dia 20 em Dourados, passou em Jardim para conhecer o Buraco das Araras, e ontem visitou Bonito, considerada a capital nacional do ecoturismo. No município participaram de um rapel na cachoeira Boca da Onça, atrativo com 156 metros de altura e considerado o maior do Estado.

Hoje os expedicionários conhecerão a cultura pantaneira. A primeira atividade será uma travessia de bicicleta pelo parque-hotel Corumbá. À noite, uma caminhada para focagem de animais. Na manhã do dia 24, uma nova divisão do grupo. Os expedicionários podem escolher entre explorar rios ou cavalgar.

Campo Grande é a última parada no Mato Grosso do Sul, no dia 25. Logo pela manhã a Expedição AIRCROSS parte para mais uma jornada, desta vez de cerca de 260 quilômetros, com previsão de chegada por volta do meio-dia na concessionária Citroën Motor3 France da cidade. Após almoço com convidados e jornalistas, o grupo segue para o Parque Nacional das Emas, em Goiás.
Durante toda a viagem, a antropóloga Valéria Brandini fará o levantamento cultural das regiões, em busca de fatos que reflitam a influência do tempo na formação de novos conceitos cíveis. Enquanto isso, o músico Gabriel Levy busca interação com artistas e comunidades locais em busca de ritmos e sonoridades que representem o espírito de uma expedição. Já o chef Dalton Rangel encara o desafio de reinventar pratos tradicionais, utilizando toques gourmet e combinações até então improváveis.

Informações Correio do Estado

Concurso realizado em Bonito revela beleza das mulheres sul-mato-grossenses no exterior

As brasileiras Luíza Soto Arévalos, da cidade de Ponta Porã (MS) e Thaís Artuzi, da cidade de Dourados (MS) garantiram o Título Internacional ao Brasil no último sábado (13) - Miss Beleza Mundial 2010 - em concurso realizado na República Dominicana.

As duas representantes do Brasil ganharam o direito de participar da competição internacional ao vencerem o Concurso Beleza Fashion Brasil, realizado na cidade de Bonito em junho deste ano. Na República Dominicana o concurso foi realizado entre os dias 7e 14 de novembro.


Luíza Soto e Thaís Artuzi

Além de mostrar a beleza, as misses tiveram que se apresentar em desfiles de gala, fashion, banho, marinheiro e roupas típicas. Este ano o concurso internacional homenageou a Espanha e o traje principal das candidatas foi o Maja. As modelos também visitaram projetos sociais e os pontos turísticos do país.

Na categoria Pré-Teen, o Brasil ganhou o principal título de Miss Beleza Fashion Mundial com a sua representante Luíza Soto Arévalos, de 13 anos de idade, natural de Ponta Porã (MS), filha de Nina Soto e César Tadeu Arévalo. Ela também traz em seu currículo os títulos de Miss Mato Grosso do Sul Juvenil/2009 e 2ª colocada no Miss Brasil Juvenil/2009, evento realizado em São Paulo (SP).

Coroada Miss Brasil Juvenil/2010, Luiza Soto é modelo Profissional agenciada em São Paulo nas agências Five Models, Nini Casting, Pequeno Gênio e no Rio de Janeiro na agência de modelos Desir. Além do título principal na República Dominicana, conquistou as faixas de melhor sorriso e melhor traje típico.

Na categoria Teen, o Brasil ganhou o título principal de Miss Beleza Fashion Mundial, com a douradense Thais Artuzi, com 14 anos de idade, filha de Tânia Cristina e Antonio Carlos Artuzi. Com sua simplicidade e uma beleza exótica, Thaís traz em seu currículo os títulos conquistados no ano de 2009 de Miss Brasil Juvenil Fotogenia, em São Paulo (SP) e o primeiro lugar no concurso Miss Mato Grosso do Sul, realizado na cidade de Dourados (MS), no dia 16 de dezembro de 2009, conquistando o direito de representar o seu Estado no concurso Miss Brasil.

Neste ano Thaís Artuzi conquistou o título de Miss Brasil Teen, na cidade de Bonito (MS), em evento nacional denominado Concurso Beleza Fashion Brasil. A representante do Brasil adora passear com as amigas e praticar handebol. "Parece que estou vivendo um conto de fadas, estou muito feliz com mais este título, e com certeza tenho uma responsabilidade muito grande após esta conquista".
Ela diz que tem que levar "o nome do meu país para todo o mundo, mostrando nossas belezas naturais e o grande potencial econômico que o nosso Brasil pode oferecer para os investidores internacionais, porque para ser Miss não é só ter rostinho bonito, mas com certeza ter algo a mais, que fará a diferença. Por isso sonhe, acredite, lute sempre pelos seus ideais, que a conquista será só uma conseqüência", afirma Thais. Além do título principal, Thais Artuzi, foi a ganhadora da faixa do melhor traje fashion do concurso.

Informações Mercosul News

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bonito/MS recebe Expedição CITROËN AIRCROSS



A Expedição Citroën AIRCROSS está levando 10 participantes para viajar pelo Brasil, por lugares paradisíacos e inusitados, no período de 10 de novembro a 10 de dezembro de 2010. No dia 20 de novembro a expediação chegou ao Mato Grosso do Sul, passando por Jardim e Bonito nos dias 20 a 22 de novembro e seguindo para Abobral (Pantanal) em seguinda. Durante a expedição teremos uma exploração antropológica dos povos e lugares visitados e prática de esportes de aventura. Sempre se deslocando a bordo do Novo Citroën AIRCROSS. Nossos expedicionários terão a companhia de uma equipe de cinegrafistas pronta para registrar tudo o que acontece, e transformar essa incrível aventura no Reality “OUTROS LUGARES” que será exibido semanalmente durante 3 meses no canal Multishow.


Um chef de cozinha e um músico participarão da expedição captando os sabores e os sons de cada lugar visitado. O músico produzirá um mix com o som de cada lugar realizando a trilha sonora da expedição, já o Chef irá explorar os sabores e os gostos de cada região brasileira, oferecendo receitas criativas e inusitadas. Os 10 participantes irão conhecer um Brasil diferente, praticar esportes, pilotar o Novo Citroën AIRCROSS e ainda virar estrelas de um Reality.




A Expedição Citroën AIRCROSS será um verdadeiro Reality, aventura, esporte, emoção e descoberta cultural do Brasil. Tudo será registrado e se tornará uma série com 13 episódios chamada “OUTROS LUGARES”, que passará toda semana no canal Multishow. Três equipes acompanharão os participantes registrando tudo. Os carros serão equipados com câmeras internas, de modo a captar a convivência nos momentos de viagem. Cada participante terá um celular com câmera e acesso a internet, além de um fotoblog para registrar suas experiências na expedição, inclusive durante os esportes de aventura.


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Conheça alguns pontos de mergulho em Bonito e Jardim

Mergulho na Lagoa MisteriosaOs amantes da natureza e de aventura devem definitivamente visitar Mato Grosso do Sul. O Estado é um paraíso para o ecoturismo e atividades de aventura. Mas o que é verdadeiramente surpreendente é que apesar de se encontrar no coração do Brasil, a muitas milhas da costa, Mato Grosso do Sul é um dos melhores destinos de mergulho do país.


Mergulho no Rio da Prata
Fonte: Marcelo Krause

As cidades de Bonito e Jardim possuem as águas mais claras de todo o país, com uma enorme variedade de vida aquática e as características geográficas atraindo mergulhadores, desde os principiantes até os mais experientes.

Mergulho na Lagoa Misteriosa
Fonte: Ivan Cavas
  
O primeiro pode usar uma máscara snorkel e nadadeiras, relaxar e deixar a corrente fazer todo o trabalho, enquanto o mergulhador experiente é levado através de belezas ocultas da região.

Peritos em mergulho em cavernas não têm nada a queixar-se: Bonito e Jardim sediam as cavernas submarinas únicas e inesquecíveis entre os melhores do mundo.

A flutuação é uma das principais atrações de Bonito e Jardim . A melhor coisa é ir com o fluxo ao longo dos leitos dos rios, observar a fauna e flora subaquática, fingindo ser uma parte deste ecossistema fabuloso.


Conheça alguns pontos de mergulho na região:

Mergulho no Abismo Anhumas
Fonte: Ygarapé Tour
Abismo Anhumas
Um lago subterrâneo com incríveis águas cristalinas está 72 metros abaixo da superfície da Terra. Você desce de rapel até o deck flutuante através de uma fenda nas rochas. A parte mais bonita do lago encontra-15-25 metros de profundidade, um labirinto formado a partir de enormes cones submarinos. Isso está além de qualquer dúvida, um dos mais extremos da região mergulhos. Demora cerca de 45 minutos para voltar à superfície.










Nascentes do Rio Formoso

Maiores elevações de Bonito, rio de duas nascentes que estão lado a lado. Os maiores fluxos ocorrem durante a primavera.
 
Mergulho  no Rio Formoso
Fonte: Ygarapé Tour

Rio Sucuri

Piraputangas e dourados fazem parte da paisagem, assim como os bagres, tetras e pequenos crustáceos. A descida leva 45 minutos eo lugar é belíssimo. Entretanto é proibido, mergulhar à nascente do Rio Sucuri, porque é muito raso.


Lagoa Misteriosa


O buraco forma um lago com águas cristalinas. Há dezessete metros de profundidade, existem dois buracos abertos, cada um com dez metros de largura, descendo na vertical para mais de 240 metros. A água é tão transparente que a partir de trinta metros abaixo da superfície, o mergulhador pode olhar para cima e ver as árvores que cercam o lago. Para se chegar à Lagoa é necessário fazer uma trilha inclinada com cerca de setenta metros de comprimento. O passeio não está aberto para visitação.


Buraco das Abelhas


A caverna possui pouco mais de três metros de diâmetro, formado por uma mola. É ideal para treinamento de mergulho de caverna.

Olho d`Água e do Rio da Prata


Um grande lago de águas cristalinas que é um habitat de piraputangas, dourados enormes, pintados e corimbas. Incrivelmente transparente. A corrente flui em direção ao Rio da Prata, onde o cuidado deve ser tomado com a descida. Você tem que escalar troncos de árvores, e também há uma cachoeira para ser negociado, a fim de continuar o mergulho mais abaixo, onde existe um manancial enorme no meio do rio. A descida leva mais de uma hora e é um dos passeios mais bonitos da região.

Aquário Natural


O lugar é conhecido como Baía Bonita, que é rica em plantas aquáticas e rodeada por densa vegetação. Possui cardumes de piraputangas, dourados e, ocasionalmente, corimbas. A água é clara a mais de cinqüenta metros, em um fluxo de 800 metros de comprimento que deságua no rio Formoso. Os mergulhos terminam na mata, em uma trilha que passa um grande número de cachoeiras.


Gruta do Mimoso

O mergulho começa em um lago subterrâneo iluminado no meio da caverna. Cortinas de estalactites avançar dentro do lago, e abrigo tetras pequenos entre as rochas. Você segue a orientação de um grande túnel, cujo teto é coberto com milhares de estalactites de pequeno porte. Outra câmara abre para o lado esquerdo, contendo mais de vinte cones, alguns com mais de dez metros de altura.

Gruta Ceita Corê


Uma fonte com uma entrada apertada que exige um certo esforço do mergulhador. Possui uma fenda que tem mais de 160 metros de profundidade.


Fonte: Bonito Brasil


Fotógrafo lança livro e exposição de fotos sobre Bonito MS


DivulgaçãoO fotógrafo Valdir Cruz exibe 25 imagens em preto-e-branco em grandes formatos na exposição "Bonito", baseada no livro "Bonito, Confins do Novo Mundo", que será lançado no dia 25 de novembro, em São Paulo.



O livro reúne 45 fotos feitas durante várias expedições de Valdir, entre 2008 e 2010, à região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, reconhecida internacionalmente pela exuberância de sua natureza.

A mostra das imagens e o livro têm curadoria do pesquisador e crítico de fotografia Rubens Fernandes Junior (de 25/11/2010 a 15/01/2011).

A exposição e o lançamento do livro acontecem na galeria de artes Lourdina Jean Rabieh, localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 147, Jardim Paulista, em São Paulo, no próximo dia 25 (quinta-feira), a partir das 19h30.

Mais informações pelos telefones:  (11) 3062-7173  ou  (11)...


Fonte: Bonito Brasil
Bonito recebe o jornalista alemão

No dia 17 de novembro recebemos a visita do jornalista Peer Vorderwülbecke, 36 anos, a princípio a disponibilidade dele é de ficar até o dia 22 de novembro a confirmar, trabalha com rádio, TV e mídia impressa.

Nos últimos anos, focou-se nos trabalhos radiofônicos pela cadeia alemã MDR Info, parte da rede ARD. Cobriu torneios importantes como a Copa do Mundo de 2006, a Eurocopa 2008 e a Copa do Mundo de 2010. Além disso, trabalhou em 2008 como correspondente da Rádio Alemã para América do Sul.

Fala fluentemente alemão, inglês, português, espanhol e francês.

Nos últimos anos, passou um total de nove meses no Brasil, fazendo várias reportagens sobre futebol brasileiro. Em 2009 trabalhou como bolsista nas redações da revista Veja e da rádio CBN, em São Paulo.

O projeto do Jornalista Peer Vorderwülbecke é de ficar pelo menos seis meses no Brasil. A idéia é visitar as 12 cidades-sede da Copa de 2014 e os destinos turísticos nestas cidades e nos arredores. Ele já visitou Brasília, Pirenópoles, Goiânia, Cuiabá e hoje está na Chapada dos Guimarães.
Lawrence Wahba enaltece a preservação
do meio ambiente em Bonito




O cinegrafista submarino e diretor de documentários, Lawrence Wahba, já esteve em Bonito “umas 15 vezes”, segundo ele, “quase sempre pra gravar imagens para documentários ou televisão. Desta vez, voltei por uma razão ainda mais prazerosa: mostrar as belezas para os meus filhos Lorenzo e Luca”, contou em um diário de viagem publicado na revista TAM nas Nuvens, edição de novembro.
 
Lawrence Wahba é conhecido pelos documentários que produz para a National Geographic e Discovery Channel, além do quadro que apresenta no Domingão do Faustão. Em Bonito, a convite da revista TAM nas Nuvens, o amante da natureza relatou na revista os seis dias que passou em companhia dos filhos Lorenzo e Luca e do amigo francês Emmanuel Priou, um dos principais produtores de cinema da Europa, que fez o registro fotográfico da viagem.


O roteiro de aventuras e ecoturismo, incluiu visitas às grutas São Miguel e Lago Azul; Balneário Municipal; Buraco das Araras; mergulho nas águas cristalinas da nascente do Olho D’Água (no Recanto Ecológico do Rio da Prata); passeio de barco; rafting em pequenas quedas d’água; mergulho e trilhas no Aquário Natural; almoço em fazendas da região, e encantou o grupo. Segundo Lorenzo, de seis anos, “foi a melhor aventura de minha vida”.
 
Para Lawrence experiências como essas são fundamentais para a formação de seus filhos, “o contato com a natureza ajuda a formar o caráter das pessoas. Não podemos preservar algo que não conhecemos”. Lawrence Wahba leva mais uma vez bons registros de Bonito, como fotografias com tamanduás, avistados em trilhas, a visão de uma anta à vontade na vegetação nativa, e o orgulho de ver o filho Luca de 3 anos usar pela primeira vez uma máscara de mergulho. “O que mais gosto de Bonito é isto: perceber que as mesmas belezas que vi em 1987 estão intactas até hoje”, elogia o mergulhador e cinegrafista.
 
Fonte: Agora Bonito

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Bonito realiza Oficina de Vídeo Documentário


Na noite desta terça-feira 16 de novembro, na Confraria do Bacuri - Espaço Cultural Guató - aconteceu o encerramento do curso da Oficina de Vídeo Documentário, do Programa Interação que foi realizado em Bonito de 9 a 16 de novembro.


Fonte: Ygarapé Tour


Foi apresentado em primeiríssima mão o documentário “Espontânea mente bonito” protagonizado pelas figuras de Bonito Baiano Loco, Manuel, André Morfina e Edmilson Loko.

Fonte: Ygarapé Tour



O programa é patrocinado pelo Governo Federal através da FUNARTE e é realizado em duas etapas, sendo a primeira na capital do Estado, onde professores selecionados a nível nacional formam os alunos, e destes, os mais capacitados, em uma segunda etapa, são designados ao interior do Estado para formarem novos alunos, multiplicando assim, cada vez mais o número de participantes do Programa Interação.


Fonte: Ygarapé Tour


Em Bonito o documentário contou com depoimentos de figuras marcantes que habitam a cidade e que fazem a história de Bonito ficar ainda mais divertida, pois são essas pessoas carismáticas que deixam nos turistas a simplicidade, a hospitalidade e a felicidade de viver aqui.


 PROGRAMA INTERAÇÃO

Patrocínio: Governo Federal/FUNARTE

Realização: Governo de MS/Fundação de Cultura de MS

Apoio: FUNCEB – Fundação de Cultura e Esporte de Bonito - Câmara Municipal de Bonito - Confraria do Bacuri – Espaço Cultural Guató


Documentário

Espontânea mente bonito


PERSONAGENS
Baiano Loco
Manuel
André Morfina
Edmilson Loko



PROFESSORES
Adrian Okumoto
Patrik Azevedo



ALUNOS
Marcos Violante
Alziro Teixeira
Gustavo Campos
Tais Pereira
Valdeir Silva
Tetê Irie
Juca Ygarapé
Fernanda Reverdito
Reverson Sanches

Fonte: Agora Bonito 

9º Festival da Guavira de Bonito



Nos dias 25 e 29 de novembro, acontecerá o 9º Festival da Guavira de Bonito. Contará com a presença de artistas da cidade e atrações regionais. Música, gastronomia e artesanato também são parte da programação! Acontecerá na Praça da Liberdade. Não deixe de participar!

9º Festival da Guavira de Bonito/MS

Jeguiando em Bonito, Mato Grosso do Sul


Dia 25 de novembro, o Jeguiando embarca em mais uma de suas aventuras pelos destinos turísticos do Brasil. Desta vez, fomos convidados para conhecer Bonito, no Mato Grosso do Sul, cidade que já carrega em seu nome uma antecipação. Para quem vive em uma cidade como São Paulo, com uma dinâmica muitas vezes estressante, Bonito é uma opção para desacelerar o ritmo e presentear o corpo e a mente com experiências sensoriais, que vão desde admirar as belas paisagens do lugar como também mergulhar nas águas cristalinas de seus rios e lagos.


Gruta do Lago Azul. Bonito, Mato Grosso do Sul.
Fonte: Ygarapé Tour.


Bonito, 9 vezes premiado entre os melhores destinos de ecoturismo do Brasil

Para quem não sabe, na 10º edição da Premiação da Revista Viagem e Turismo – Prêmio VT 2010/2011 – os dez melhores destinos de ecoturismo no Brasil, a cidade faturou nada mais, nada menos, que o 1º lugar, sendo considerado o melhor destino da categoria em terras brasileiras, desbancando, inclusive, Fernando de Noronha. E para quem não sabe também, já é a 9ª vez que Bonito figura entre os melhores destinos de ecoturismo no país.



Balneário Municipal. Bonito, Mato Grosso do Sul.
Fonte: Ygarapé Tour.



O Jeguiando poderá conferir de perto o que Bonito tem a oferecer para os seus visitantes. Viajaremos no dia 25 e retornaremos a São Paulo no dia 29/11.


Viajando para Bonito

Esta viagem é fruto de parcerias com diversos representantes do turismo em Bonito. Agradeço, desde já, ao portal Bonito Web, que intermediou todos os detalhes da viagem, principalmente a Bárbara Ferragini (que acreditou no trabalho desenvolvido pelo Jeguiando), a Carina Freitas (que se desdobrou para organizar uma viagem tranquila e produtiva) e a Jack (do Ygarapé Tour, que, juntamente com a Carina, tornou os planos desta viagem em realidade). A Yagarapé Tour inclusive foi uma das pioneiras no mercado de mergulho e turismo ecológico em Bonito. Agradeço também ao Clayton (Diretor de Turismo de Bonito) e ao Augusto Mariano (Secretário de Turismo), que viabilizaram o suporte terrestre no que se refere aos traslados.


Bote do Rio Formoso. Bonito, Mato Grosso do Sul
Fonte: Ygarapé Tour


Programação de atividades em Bonito

Os dias que passaremos em Bonito já foram todos programados! Entre as atividades propostas, estão: visita ao Balneário Municipal; passeio de bote no Rio Formoso; flutuação no Rio da Prata; visita ao Buraco das Araras e ao Projeto Jiboia; passeio na linda Gruta Azul e, por fim, um dia inteiro para conhecer e curtir a Estância Mimosa. Estão programadas também atividades gastronômicas, como o almoço no Restaurante do Bosque, jantar nos Restaurantes Castelabate e no Restaurante Casa do João e uma visita à Pastelaria Pastel Bonito, onde mataremos as saudades de um dos pratos mais consumidos em São Paulo!



Estância Mimosa. Bonito, Mato Grosso do Sul.
Fonte: Ygarapé Tour.



Onde ficaremos hospedados em Bonito?


Outro de nossos parceiros é o Marruá Hotel, onde ficaremos hospedados a seu convite durante nossa estadia na cidade. O Marruá possui 86 apartamentos, fica próximo ao centro de Bonito e ao aeroporto, o que facilita bastante o deslocamento dos turistas. Aguardem nosso review sobre o hotel! Assim como todas as viagens que fazemos, narramos a experiência detalhadamente, reunindo o maior número de informações para auxiliar nossos leitores no planejamento de suas viagens!



Marruá Hotel. Bonito, Mato Grosso do Sul
Fonte: Ygarapé Tour.



 
Planejando sua viagem a Bonito através de blogs e sites

Para quem tem o costume de planejar suas viagens, utilizando a internet como fonte de consulta, deixo já para vocês uma relação de links interessantes sobre o destino. Além de sites e portais, muitos blogs também se dedicam a publicar notícias sobre a cidade e sua dinâmica. Então, abusem dos clicks e conheça um pouco mais deste destino que honra o nome que recebeu.




Mergulho em Bonito, Mato Grosso do Sul.
Fonte: Ygarapé Tour.




 - Agência de Turismo
Ygarapé Tour (aqui você planeja sua viagem: passagens áreas, passeios, hospedagens, etc.)


- Órgão responsável pelo Turismo em Bonito

COMTUR – Conselho Municipal de Turismo – Bonito – MS



- Portais de Turismo

Bonito Web (Hub dos sites dedicados aos principais passeios de Bonito)


Bonito Brasil (ideal para programar seus passeios)

Viagem Brasil

Pantanal Ecoturismo


- Portais de mergulho

Bonito Scuba

Sub Mundo Scuba Dive

Mergulho Brazil



Bonito, Mato Grosso do Sul.
Fonte: Ygarapé Tour.




Aguardem as novidades!

Então é isso, caros jeguiantes! Dentro de duas semanas, embarcamos nesta viagem, que, pelas fotos, já promete ser não só agradável, como também a prova de que precisamos direcionar mais nosso olhar para o que o nosso país oferece. Nada nos impede de planejarmos uma viagem para outros países, mas por que não dar uma chance ao que o Brasil tem também a oferecer em termos de belezas naturais? Aguardem os próximos posts sobre Bonito e viaje conosco nesta aventura em terras mato-grossenses!

Post: Janaína Calaça.


Fotografias: Divulgação Yagarapé Tour.


Apoio e convite: Ygarapé Tour; Bonito Web; Marruá Hotel; COMTUR – Conselho Municipal de Turismo – Bonito – MS



Fonte: Jeguiando