Representantes de entidades de apoio ao turismo e empresários de
Tibagi, na região dos Campos Gerais, chegaram ontem (23) em
Bonito (MS). A caravana técnica reúne um grupo de 20 pessoas que vão observar
boas práticas realizadas pela gestão pública e privada e, ainda, ações voltadas para o associativismo, o que potencializa
os atrativos turísticos de Bonito, município referência em
belezas naturais e pelas atividades voltadas ao
turismo de aventura e ao
ecoturismo.
Realizada pela Prefeitura de Tibagi e pelo Sebrae/PR, a caravana técnica é uma iniciativa que integra as ações propostas no projeto "
Turismo nos Campos Gerais", uma estratégia que visa promover o acesso a novos mercados e, ainda, propõe a realização de uma séries de atividades, como capacitações empresariais coletivas, por meio de treinamentos, palestras, seminários e caravanas técnicas, entre outras ações.
A escolha do destino, segundo a consultora do Sebrae/PR, Nádia Terumi Joboji, se deu pela similaridade do município com Tibagi, que entre os principais atrativos está o
Canyon Guartelá, considerado o sexto maior do mundo em extensão, e a prática de
rafting no Rio Iapó. "
Bonito é um exemplo no que diz respeito ao ecoturismo e turismo de aventura, com atrativos que são administrados tanto pelo poder público quanto por empreendimentos privados. São esses modelos que os empresários e representantes de entidades, e a prefeitura de Tibagi, querem conhecer na prática", diz Nádia Joboji.
Segundo o prefeito de Tibagi, que também preside a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), Sinval Silva, a viagem técnica foi organizada para conhecer boas práticas na gestão do turismo, para aplicá-las em Tibagi. "
Nós também queremos ser uma referência no turismo no Brasil, assim como é Bonito. Será uma oportunidade para conhecer as políticas municipais que eles têm", avalia Sinval Silva.
Em Bonito, a primeira atividade programada é uma palestra sobre a região, na quarta-feira, dia 24, às 9 horas. Na sequência, o grupo segue para o
Balneário Municipal Rio Formoso, conhecido por suas
águas cristalinas que permitem uma visão nítida de peixes de cores e tamanhos variados. À tarde, os participantes da caravana técnica vão visitar hotéis e agências de viagens que operam no município.
Na quinta-feira, dia 25, o grupo vai conhecer os atrativos da
Gruta do Lago Azul, a Estância Mimosa, suas cachoeiras e trilhas, e, ainda, fará uma visita
à Fábrica da Taboa, local que integra o roteiro cultural-turístico de Bonito, onde é possível conhecer a mistura dos ingredientes, a confecção das garrafas com fibra de taboa, uma boutique com produtos exclusivos, além da história do bar e da bebida, conhecida em todo o Brasil.
No último dia da caravana técnica, sexta-feira, 26, os participantes visitam o
Parque Ecológico do Rio Formoso, onde terão a oportunidade de descer o
rio de bote e, ainda, vão fazer
flutuação no
Rio Sucuri. No final da tarde de sexta-feira, o grupo retorna a Tibagi.
"
A viagem é uma oportunidade para que o grupo visualize ações que podem ser replicadas em Tibagi e, ainda, troquem experiências com empresários e a administração pública de Bonito", observa a consultora do Sebrae/PR.
Informações Paranashop e Sebrae PR