QUEM SOMOS

Bonito, MS, Brazil
Conheça Bonito... com quem conhece Bonito. Visite www.ygarape.com.br

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bonito recebe prêmio nacional por inovação no ecoturismo

Foto: Marcelo Krause                   Gruta do Lago Azul


O município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, foi contemplado com o prêmio de "melhores práticas", na categoria “políticas públicas”, do Projeto 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional, do Ministério do Turismo. A implantação do "Voucher Único Digital", inovação que rendeu o prêmio a Bonito, permite o controle preciso da quantidade de visitantes.

Foi após os resultados de um estudo, realizado por biólogos e geólogos, que foi instituído um limite diário para o número de visitas e quantidade de pessoas em cada atrativo turístico em Bonito, de modo a minimizar o impacto ambiental. Para se ter uma ideia, no caso da famosa Gruta do Lago Azul, o limite é de 305 pessoas ao dia. Até essa faixa, a natureza é capaz de se recuperar das interferências causadas pela visitação.

A partir dos referidos dados, a prefeitura decidiu terceirizar a uma empresa o desenvolvimento do voucher único digital, que tem como função controlar, de forma objetiva e precisa, o número de turistas nos passeios, e assim, "poupar" o meio ambiente do excesso de impacto e agressões.

Como funciona - O diretor da secretaria de turismo, Clayton Castilho, informa que o visitante paga pelo voucher único digital em uma agência de turismo, com o qual, agenda seu passeio com até um ano de antecedência. Assim, não tem como o turista ir direto ao atrativo realizar o passeio, sem ter o voucher na mão. Por ser um sistema unificado, não há como uma agência vender o passeio se caso este já estiver com lotação máxima.

Assim que um visitante adentra um atrativo, o voucher emite cinco vias que são geradas digitalmente: para o turista, para o guia, para o proprietário do passeio, para a agência de turismo e uma última para o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). “O voucher acabou virando mais do que uma ferramenta de controle. Ele também é um documento fiscal da prefeitura”, pondera Castilho.

Sobre o Projeto 65 Destinos Indutores - Trata-se de um projeto do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Marca Brasil (IMB) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), que seleciona em todo o país 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. Neste ano, 27 deles foram escolhidos para receber o prêmio de melhores práticas, no qual Bonito foi inserido. O objetivo é valorizar as inovações na atividade turística.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

Com informações Mtur e Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário