QUEM SOMOS

Bonito, MS, Brazil
Conheça Bonito... com quem conhece Bonito. Visite www.ygarape.com.br

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Empresários de ecoturismo em Bonito

Richard Brownsdon - jornalista e blogueiro inglês, dedicando seu trabalho a Empresas Sociais e Eco Viagem. Seu trabalho do dia a dia inclui a escrita, fotografia, filmagem, e marketing digital. Fundador da Inspiring Adventures. Seu objetivo é ajudar você a conhecer e conectar-se com pessoas incríveis ao redor do mundo. Explorar, inspirar, conectar e criar.

 
Buraco das Araras em Jardim, MS

"Bonito não é só água.

Há pelo menos um passeio durante o qual você não vai ficar molhado.

Senhor Modesto, o dono do Buraco das Araras

Hoje, um empreendedor de ecoturismo, Senhor Modesto era um fazendeiro. Em 1971, ele adquiriu um terreno incomum. Uma dolina gigante fazia parte desse terreno, uma cratera, com seu próprio ecossistema único. É a maior formação desse tipo na América Latina e segunda maior no Mundo. Apesar dos conselhos dos engenheiros para cobrir ou preencher o buraco para então poder aproveitar o terreno para agricultura, o Senhor Modesto, hoje com seus 70 anos de idade, percebeu o potencial único desse lugar.




Buraco das araras

O buraco tinha sido usado como despósito de lixo local durante anos. Alguns até dizem que a máfia costumava usar esse lugar para dar às suas vítimas um final prematuro. No entanto, o Senhor Modesto pediu ajuda ao corpo de bombeiros, à universidade e ao exército e juntos conseguiram retirar do buraco três cargas de caminhão de lixo, incluindo um carro!

Logo depois, o Senhor Modesto conseguiu reintroduzir as araras vermelhas que tinham abanonado a área, dando à dolina o nome: Buraco das Araras. Hoje em dia, mais de 20 casais de araras vivem e reproduzem nesse lugar, formando os ninhos nas fendas das paredes do buraco. Senhor Modesto e seus filhos praticamente deixaram a agricultura e vivem eprfeitamente com a renda do turismo sustentável.


E se você está procurando um lugar para ficar, eu posso recomendar o Hotel Wetiga. É um hotel de quatro estrelas a 1km do centro da cidade. Talvez você possa achar um pouco estranho, mas mesmo depois do dia inteiro fazendo flutuação ou mergulhando eu sempre achei um tempinho para visitar o spa do Wetiga. Eu particularmente gostei da exposição no lobby do hotel, mostrando a cerâmica indígena, com as histórias do seu simbolismo e património. Para obter mais informações, basta perguntar a adorável Emily.

Hotel Wetiga em Bonito, MS


Restaurande e Spa do hotel Wetiga

Precisa de ajuda? Fale com a Emily!

Voltando ao centro de Bonito eu encontrei o Juca, e sua gerente de Marketing - Aleksandra, para o jantar na Casa do João. Após a entrada de deliciosas tirinhas de jacaré, compartilhamos um enorme peixe frito. Acompanhado por pirão de peixe, arroz e salada esse prato é um pouco diferente do nosso, britânico 'fish and chips'!

Restaurante Casa do João em Bonito, MS

Como o Juca contou durante o jantar, apenas cerca de 40% dos atrativos naturais que ele descobriu na área de Bonito foram transformados em passeios. Juca estima que já existem cerca de 40 passeios na região de Bonito e Serra de Bodoquena (e quase tantas agências de turismo), e apenas das próprias pesquisas e explorações ele sabe de pelo menos outras 60 oportunidades para o turismo sustentável.

Bonito está passando por uma fase de crescimento rápido, alimentado pelo grande potencial na área de ecoturismo. Conforme a demanda está aumentando, o governo local e as agências de turismo terão que ser ainda mais proativas e cuidadosas com seus preciosos recursos naturais e proteger Bonito de operadoras inescrupulosas e oportunistas que estão focadas somente em lucro, pensando a curto prazo.

Mantendo Bonito - bonito

 

Eu tenho certeza que operadoras como a Agência Ygarapé Tour continuarão dando exemplo e mantendo Bonito - bonito."

Para visualizar o texto original desta postagem, clique aqui.

Leia mais sobre a viagem e aventuras do Richard!

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário