QUEM SOMOS

Bonito, MS, Brazil
Conheça Bonito... com quem conhece Bonito. Visite www.ygarape.com.br

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Turismo Rural: Pousada em Rochedo é exemplo de preservação ambiental


A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, juntamente com a prefeitura de Rochedo, entidades, guias de turismo, empresários e agências de viagens participaram no último sábado (21) de um Famtur, na Pousada Paraíso Tropical, em Rochedo. O principal objetivo do Famtur é divulgar, através de profissionais especialistas em turismo produtos turísticos do Estado.

A Pousada está localizada próxima à cidade de Rochedo- MS 080, km 35, e dispõe de fácil acesso. Adquirida em 2006 pelos atuais proprietários, o local desenvolve um importante trabalho sustentável, pode ser considerada referência no turismo rural e agrotecnológico. A preocupação eminente dos proprietários é com a preservação da natureza, a vegetação é extremamente preservada: inúmeras árvores já foram recuperadas, além do replantio de árvores nativas. Toda gestão ambiental é realizada através de um técnico ambiental, que desempenha e executa projetos que garantem a preservação local.

Outro trabalho desenvolvido na fazenda é a produção leiteira (ordenha mecânica) e a inseminação artificial, aplicada através de um laboratório que desenvolve a técnica de inseminação; são criados gados Nelores para cria e Holandeses para ordenha. A ração para o rebanho é toda produzida na fazenda.

De acordo com a proprietária do empreendimento, Maria Aparecida Accurcio (Cida), a consciência ecológica foi levada em consideração desde a elaboração do projeto inicial da Pousada, com saneamento básico, reaproveitamento da água, barragens de contenção das chuvas para evitar o desmoronamento de terras no rio, plantio de espécies nativas, decorativas e frutíferas, a adubação do solo é feito com aproveitamento de dejetos do gado, outras atividades garantem o trabalho com responsabilidade ambiental. “Nosso turismo é feito com consciência ecológica, respeito e amor pela natureza. Queremos garantir o equilíbrio do meio ambiente”, disse.

Árvores frutíferas foram plantadas para que pudessem beneficiar os animais, principalmente os pássaros, que se alimentam das frutas plantadas no pomar espalhadas pelos campos. “Procuramos interferir o mínimo no meio ambiente. Estamos trabalhando para enriquecer a flora e a fauna do local, através do plantio de várias espécies de árvores capazes de servir de alimento para os pássaros e animais da região”, destacou.

O turismo rural é uma das ramificações do Ecoturismo que mais cresce em todo país, segundo a ABTR (Associação Brasileira do Turismo Rural). A idéia é fazer o contato e a interação dos centros urbanos com o meio rural. A Pousada Paraíso Tropical é um belíssimo complexo turístico e foi construído especialmente para atender quem deseja passar momentos numa autêntica natureza rural, em meio a uma grande variedade de pássaros e animais da fazenda. Toda estrutura oferece: gastronomia regional; rios e cachoeiras; passeios de charrete, cavalo; redários; visita à ordenha; trilhas ecológicas; tirolesa no lago, camping e tantas outras atividades.

Segundo os participantes da visitação foi positivo o Famtur na Pousada. Os profissionais do segmento puderam conhecer e vivenciar a realidade do atrativo turístico, possibilitando e qualificando melhor os agentes e guias para a abordagem ao cliente e venda do produto.

Raquel dos Passos 
Fonte: FUNDTUR












Um comentário:

  1. Guys,

    Mind the sham from this travel agency.

    This tour company (Nara) recommended us to a guy (Jackson) who rented his house to us and it was the most awful experience ever.

    Moldy mattresses and pillows, windows without bars (no security), the hygiene was poor in the place.

    After we complained, Jackson was waiting for us to pay the full price like a bouncer, accepting no complaints whatsoever.

    During the summer there's plenty of rain, so the hotels get most of the reservations cancelled. Try the hotels in the last minute but don't get tricked by dishonest opportunists.

    More details: "fko2001@yahoo.com".

    ResponderExcluir