QUEM SOMOS

Bonito, MS, Brazil
Conheça Bonito... com quem conhece Bonito. Visite www.ygarape.com.br

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Artigo do Dia

Não se deve mexer em Nobres sem antes conhecer Bonito



Oiran Gutierrez
No mês passado, eu e minha família, fomos a Bonito-MS. Mas que grata surpresa, pois eu não ia por lá, há mais de uma década. Fui quase no início da implantação do Conselho de Turismo (Contur), com 13 membros, sendo o presidente sempre da iniciativa privada. Implantaram em Bonito uma política auto sustentável, eficaz, em todos os produtos turísticos e são infalíveis na organização. E como somos bem recebidos por lá....Não existe o "jeitinho" para burlar a organização. O impressionante é a cultura adotada pelos proprietários dos pontenciais de turismo. No fundo, ficamos com uma inveja destes mato-grossenses do Sul.

Como falarmos em Distrito de Bom Jardim em Nobres, sem antes conhecer Bonito? Aí penso que todas as autoridades de Nobres, Chapada dos Guimarães, Poconé, como os prefeitos, secretários municipais de turismo e vereadores. Sugiro também que os secretários de Estados, que dirigem as pastas de Meio Ambiente e de Turismo, além dos técnicos em conjunto com a diretoria da Agecopa, façam um turismo institucional, para que possam conhecer in loco o que está dando certo. Aqui no Distrito falam em Plano de Manejo da Fema, mas até agora não fizeram uma audiência pública com os moradores da Vila e com as pessoas que já estão “investindo”. Incra versus Intermat outro plano de Geo-Referenciamento que irá titularizar as terras tanto da Vila quanto da região,e, sem nada disto não adianta falarmos que “Nobres não é Bonito, é Lindo...”. Temos que tomar cuidado com estas definições....É lamentável dizer: Estamos há mais de uma década atrasados em relação a Bonito.. Olhem que eu me assustei depois de uma década.

Acredito que especialmente nos potencias turísticos de Bom Jardim. Não se deve mover uma "folha", antes de fazerem um "estagio" por aquelas bandas. Os municípios da nossa região deveriam copiar o que está dando certo, afinal temos que fazer a diferença, pois eles também estiveram "copiando" outras praças que deram certo, talvez as serras gaúchas......

O interessante é que grande parte dos empresários dos potenciais, estão deixando a agropecuária e investindo apenas no destino Bonito...E por falar no Destino, nos disseram que se ficássemos 15 dias por lá, não repetiríamos nenhum passeio, que maravilha, não acham?

Fonte: O Documento


Nenhum comentário:

Postar um comentário