Semana passada, atendi um senhor na agência, o qual gostaria de presentear a filha com um passeio no Abismo Anhumas, uma observação feita pelo pai, é que ela era paraplégica e não tinha movimentos da cintura para baixo.
Infelizmente nem todos os passeios em Bonito - MS possuem infra - estrutura para suprir essa demanda, trata-se de uma realidade que, por razões humanas, sociais e econômicas não pode ser ignorada. O princípio de que todos devem ter acesso ao usufruto dos espaços, equipamentos e serviços de lazer e turismo é uma regra básica de direito e de cidadania.
O censo de 2000 contabilizou 24,6 milhões de pessoas portadoras de necessidades especiais, o que corresponde a 14,5% da população. Este dado por si só já justifica a urgência da adoção de políticas públicas que fomentem, na cadeia produtiva do turismo, o desejo de investir em serviços de qualidade para essas pessoas como forma não apenas de inclusão social, mas também, como mais uma alternativa para incrementar os negócios.
Partindo do pressuposto que Bonito foi eleito pela oitava vez consecutiva o “Melhor destino de Eco Turismo do Brasil”, ainda precisa se adequar nas normas de acessibilidade universal como referencial de qualidade conforme dita o “Manual de orientações sobre Turismo e Acessibilidade”, produzido pelo MTur
Passeios como: Rio Sucuri, Aquário Natural, Rio da Prata, Abismo Anhumas, ainda conseguem atender portadores de deficiência.
Gostaria de parabenizar a equipe do Abismo Anhumas pelo Trabalho feito e em especial agradecer a Fernanda Willemann de Souza e família, pela determinação, coragem, pela força de vontade e amor pela vida, afinal, ser deficiente não é ser diferente é ser realmente “ESPECIAL”.
Parabéns a Ygarape pelo blog e pela atitude linda em relação a companheira paraplégica!
ResponderExcluirInfelizmente, não sao tod@s que tem na prática o direito de ir e vir, é bonito ver pessoas comprometidas com os seres humanos assim! Parabéns!
Adorei saber que tenho mais um lugar aonde ir, com qualidade e não como acompanhante da família.
ResponderExcluir