QUEM SOMOS

Bonito, MS, Brazil
Conheça Bonito... com quem conhece Bonito. Visite www.ygarape.com.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gruta do lago azul em Bonito vai ganhar nova escadaria

Mesmo em obras, visitação não foi interrompida
MS Record
  
Foto: Reprodução TV MS Record
A gruta do lago azul, em Bonito, está recebendo melhorias. O espaço vai ganhar uma nova escadaria. Mais segurança e conforto para quem visita o local. A visitação não foi interrompida.
Durante o trajeto foram espalhados materiais de construção. Do lado direito da caverna, ainda não explorada pelos turistas, está sendo construída uma nova escadaria que vai substituir a antiga, feita na década de 80 e que já se encontra limitada.
O Secretário de turismo do município, Augusto Barbosa Marino, afirmou que o modelo existe precisa ser aprimorado gradativamente.
“Considerando que estamos na vitrine do mundo e que para o ano de 2013, temos a copa das confederações; 2014, a copa do mundo; 2018, para-olimpíadas. Temos que estar preparados e qualificados para a previsão de 600 mil turistas que vem para a copa do mundo e 30 mil jornalistas”, disse.
A obra está sendo construída com pedras típicas da região, uma forma de não descaracterizar o ambiente. O caminho será circular e pretende contornar toda a caverna.
Para realizar a intervenção é necessário um estudo criterioso que é fiscalizado por vários órgãos de proteção. O projeto é antigo, começou há mais de 10 anos e só agora da os primeiros passos.
“Além de proporcionar uma nova visão de gruta, melhorar as questões de acesso, nosso principal objetivo é fazer com que o visitante possa de fato usufruir com conforto, segurança e tenha uma qualidade de visitação cada vez melhor, afirmou o biólogo e secretário do meio ambiente, Edmundo Dineli Costa Junior.

Gruta
Relatos apontam que a gruta foi descoberta por Índios da região da Serra da Bodoquena, em meados de 1.800. Hoje, ela é tombada como patrimônio artístico histórico nacional e atrai pessoas de varias partes do Brasil. São mais de 80 metros de profundidade.

(Colaborou William Franco, TV MS Record)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bonito MS - começa hoje inscrições para Projeto Caça Talentos

A patir de hoje (15) a Fundação de Cultura e Esporte de Bonito (MS) abre inscrições para o Projeto Caça Talentos.
O objetivo de projeto é revelar novos destaques nas cenas artísticas na cidade. As categorias são músicas, dança, stand up, mágica, teatro e circo.

A competição acontecerá em quatro etapas, sendo compreendido o período de 10 de setembro a 5 de novembro. O primeiro lugar receberá o prêmio de R$ 500.

Mais informações no telefone: (67) 3255-3628.

Fonte: Bonito Brasil

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lawrence Wahba grava novo documentário em Bonito e Pantanal


Está em Bonito-MS o mergulhador Lawrence Wahba e sua equipe, gravando um novo documentário sobre Bonito e Pantanal.

Sua prioridade foi a captação de imagens de sucuris, popularmente conhecida como anaconda (fotos abaixo).

Lawrence e sua equipe estão hospedados no Marruá Hotel desde segunda-feira (08) e ficarão até sábado (13), em seguida partirão rumo ao Pantanal Sul.

Este projeto conta com a parceria da agência Ygarapé Tour, Marruá Hotel, PMA (Polícia Militar Ambiental) e atrativos de Bonito.

O projeto está sendo realizado com sucesso, no decorrer dos dias já foram filmadas duas sucuris de aproximadamente 8 metros cada uma, "algo difícil de acontecer", comenta Lawrence. Ainda ontem, no final do dia, a equipe retornava a cidade e encontrou um tamanduá bandeira e puderam registrar imagens incríveis do animal.

Este grande projeto será divulgado e lançado em breve, aguardem.

Confira abaixo algumas fotos:
Por: Eduardo E.C. Gomes













terça-feira, 9 de agosto de 2011

TV MS Record mergulha na beleza e encanto das águas da Lagoa Misteriosa; Conheça


O que mais parece um lago azul esconde a imensidão de uma caverna inundada
MS Record
 
 
 
Águas cristalinas de um abismo azul turquesa. Uma imensidão que guarda mistérios e encantos. Mais uma beleza de Mato Grosso do Sul. A TV MS Record foi a primeira equipe de televisão a mergulhar, após anos de interdição, na primeira caverna inundada com licença para operação no Brasil: A Lagoa Misteriosa, em Jardim, região sudoeste do Estado.

Quem chega à fazenda quer saber sobre a liberação do passeio turístico pela lagoa. As primeiras imagens mostradas na tela de um computador enchem os olhos de quem busca apreciar as riquezas submersas. A visão é de perder o fôlego.

O espaço estava fechado para visitação por falta de um plano de manejo espeológico. O proprietário da fazenda, Eduardo Coelho, deu sequência ao manejo e a conservação, mesmo sem saber que um dia a lagoa poderia ser reaberta ao turismo.

Agora, com a reabertura e a procura de turistas, a expectativa aumentou. “Com a lagoa aberta é possível voltar a ter cursos de mergulho profundo no Brasil“, disse.

Expedição
Com ajuda de um guia, a equipe de reportagem do MS Record 1ª Edição seguiu em uma trilha estreita e cansativa para chegar até a lagoa. O esforço foi compensado ao primeiro contato.
O que mais parece um lago azul esconde a imensidão de uma caverna inundada. As imagens subaquáticas foram feitas pelo mergulhador Juca Ygarapé, que voltou ao local depois de seis anos.
Além de turistas, participaram da expedição, mergulhadores profissionais que foram desvendar o mistério da lagoa.

Mergulho
O passeio é pura magia. Traz um abismo azul com rochas que contornam a beleza de uma caverna desenhada por verdadeiras esculturas da natureza. Encanto de milhões de anos, escondidos debaixo da água.
A vida debaixo d’água se apresenta de forma espetacular. As algas dançantes e os peixes pareciam dar boas vindas. Galhos, arbustos, musgos e cores. Um local que parece ter sido pintado à mão.
Durante o ano todo, a temperatura não ultrapassa os 24ºC. Até hoje, apenas um mergulhador conseguiu ficar submerso por 12 horas a 220 metros de profundidade, mas, até agora, o fundo da lagoa ninguém conseguiu avistar. O mistério continua.

(Colaborou William Franco, TV MS Record)
 

Bonito, Bodoquena e Jardim garantem aventura no Mato Grosso do Sul

Composta pelas cidades de Bonito, Bodoquena e Jardim, a Serra da Bodoquena, situada na porção sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, é ideal para os apreciadores da cultura da vida ao ar livre

 

Lagoa Misteriosa - Jardim
Composta pelas cidades de Bonito, Bodoquena e Jardim, a Serra da Bodoquena, situada na porção sudoeste do estado de Mato Grosso do Sul, é ideal para os apreciadores da cultura da vida ao ar livre. Com cenários deslumbrantes e uma vasta oferta de atividades de aventura, é impossível estar na região e não se apaixonar pelos atrativos locais.

A cidade de Bonito é um paraíso da água doce. As águas cristalinas dos rios Prata, Formoso e Sucuri e a apreciação da vegetação subaquática são os principais atrativos da região. O Balneário do Sol, conjunto de piscinas naturais e cachoeiras formado às margens do Rio Formoso, e a Gruta do Lago Azul, uma escadaria de 300 degraus que leva o turista para um mergulho em um dos monumentos naturais do planeta, são alguns dos passeios imperdíveis.

Além das belezas naturais, outra maneira de aproveitar o destino ao máximo é praticando algumas atividades do turismo de aventura. Dentre elas, destaque para o arvorismo, boia-cross, caminhada, cicloturismo, flutuação, mergulho, turismo equestre e rapel. Este último é praticado no Abismo Anhumas, um dos cartões postais da cidade.

Perto dali, o relevo acidentado e serrano foi generoso com a pequena cidade de Bodoquena. A geografia local facilitou o surgimento de inúmeras nascentes e a formação de cachoeiras e balneários belíssimos, com destaque para a Boca da Onça, uma das maiores quedas d’água do estado. A cidade está entranhada no Parque Nacional da Serra da Bodoquena e possui muitas grutas e cavernas, características que possibilitam a prática de diversas atividades de aventura como observação da vida selvagem e caminhadas.

A fauna e a flora da região são exuberantes: antas, capivaras, veados, queixadas, macacos, onças pintadas, urubus rei e muitos outros. Também é possível mergulhar com cardumes de dourados e piraputangas. Aos apaixonados, o mirante Morraria do Sul, no alto da Serra, é a melhor pedida para um final de tarde romântico.

Já em Jardim o grande destaque fica para o entorno do Rio da Prata, com balneários e recantos. Com cerca de 20 mil habitantes, a cidade recebe turistas do mundo inteiro que buscam conhecer melhor o que fez do Recanto Ecológico do Rio da Prata a "Melhor Atração do Brasil", pelo Guia Quatro Rodas por dois anos consecutivos.

A mata ciliar, junto ao rio, propicia aos visitantes a oportunidade de fazer caminhadas e observação da vida selvagem da região. Além disso, no rio é possível praticar flutuação podendo admirar as cores da fauna marítima. No próprio recanto pode-se cavalgar pelos campos e cerrados e aproveitar a típica gastronomia sul mato-grossense no restaurante da fazenda.

Outro destaque da cidade é o Buraco das Araras, uma dolina - depressão típica de regiões calcárias - com mais de 100 metros de profundidade e 500 de circunferência. Ela recebe esse nome por ser uma área de reprodução de diversas aves, em especial, a arara-vermelha. Na depressão há trilhas para passeios ecológicos junto a mirantes que permitem uma visão única da dolina e seu lago na parte mais baixa onde vivem os jacarés de papo amarelo.

Ainda, Jardim atende seu visitante com uma das melhores infraestruturas do estado, com diversas opções de hospedagem e alimentação, além de áreas para camping.


Fonte: AD Comunicação & Marketing

Agência - Central de Reservas
Ygarapé Tour - Bonito/MS
Fone: (67) 3255-1733
Email: ygarape@ygarape.com.br
Site: www.ygarape.com.br

 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Lagoa Misteriosa finalmente aberta

Depois de muita expectativa esta confirmado, a Lagoa Misteriosa esta reaberta e operando.

A agência Ygarapé Tour juntamente com a Operadora de mergulho Bonito Scuba estão efetuando as reservas do passeio, tanto para a trilha e flutuação quanto para o mergulho com cilindro.

Confira abaixo as opções de atividades:

Trilha e Flutuação

Lagoa Misteriosa: vista do miranteO passeio começa com uma pequena trilha interpretativa em meio a mata que circunda a dolina, uma oportunidade para a observação da rica diversidade de fauna e flora da região. 
Flutuação nas águas cristalinas da Lagoa MisteriosaDeque de acesso a Lagoa MisteriosaA trilha conduz ao mirante, de onde é possível contemplar toda a beleza da vegetação arbórea que cobre a dolina de 75 metros de profundidade, e ver a Lagoa Misteriosa. 

Flutuação na Lagoa Misteriosa: visitante visto por um mergulhadorO acesso a esta lagoa de águas azuis é feito por uma escadaria de 179 degraus, confortável e segura. Os grupos têm tamanho limitado de até dez visitantes e são sempre acompanhados por um guia local especializado, e credenciado no atrativo. 

Ao chegar no deque de acesso à Lagoa Misteriosa, o visitante recebe os equipamentos que serão utilizados para a flutuação: máscara, snorkel e colete salva-vidas. Para aqueles que decidirem não flutuar, é possível contemplar a Lagoa e se admirar com o tom azul das suas águas cristalinas.

A flutuação é indescritível: a visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa é impressionante. Os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz, transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único.

A 8 metros de profundidade abrem-se dois poços, com cerca de 10 metros de diâmetro, que descem verticalmente para mais de 240 metros de profundidade. A sensação que se tem ao flutuar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar

Após a flutuação que é realizada seguindo um circuito circular na Lagoa Misteriosa, o grupo retorna ao deque, retira os equipamentos, sobe a escadaria e percorre mais um pequeno trecho de trilha interpretativa, chegando novamente ao receptivo da Lagoa Misteriosa. 

Duração total do passeio: em torno de 1h40min 

Comprimento da Trilha: 1.100 metros (ida e volta)

Devido a proximidade dos atrativos é possível realizar o passeio de Trilha e Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata no mesmo dia que o passeio na Lagoa Misteriosa. 

Para aqueles que optarem somente por realizar o passeio na Lagoa Misteriosa, o mesmo pode ser completado com um delicioso almoço na sede do Recanto Ecológico Rio da Prata.




Mergulho com cilindro

O passeio de Mergulho com cilindro na Lagoa Misteriosa, engloba 3 categorias:
    Mergulhador na Lagoa MisteriosaMapa topográfico subaquático da Lagoa Misteriosa até a profundidade de 70 metros
  • Batismo: uma experiência de mergulho autônomo totalmente segura e confortável para pessoas que querem mergulhar com cilindro, mas não possuem curso de mergulho. Profundidade máxima atingida: 8 metros. Proporção de um visitante por instrutor de mergulho, com exceção quando os visitantes já tiverem experiências anteriores de mergulho autônomo, caso em que será possível até duas pessoas por instrutor. 
    Mergulhador na Lagoa Misteriosa
  • Autônomo Básico: para quem tem a certificação Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 18 metros. Até dois visitantes para um instrutor.
    Cenário subaquático da Lagoa Misteriosa
  • Autônomo Avançado: para quem tem a certificação Advanced Open Water Scuba Diver. Profundidade máxima atingida: 25 metros. Até dois visitantes para um instrutor.
O passeio segue um roteiro similar ao passeio de Trilha e Flutuação, sendo a única diferença o tipo de atividade desenvolvida na água. 

Grupo de mergulhadores na Lagoa MisteriosaOu seja, os visitantes partem do receptivo da Lagoa e percorrem uma pequena trilha interpretativa em meio a mata que circunda a dolina. Esta trilha conduz ao mirante, de onde é possível contemplar toda a beleza da vegetação arbórea que cobre a dolina de 75 metros de profundidade, e ver a Lagoa Misteriosa. O acesso a lagoa é feito por uma escadaria de 170 degraus, confortável e segura. 

Mergulhador na Lagoa MisteriosaMergulhador na Lagoa MisteriosaAo chegar no deque de acesso à Lagoa Misteriosa, o visitante é equipado com os equipamentos de mergulho Scuba e recebe um treinamento sobre os mesmos, para facilitar a sua adaptação. Esta é a hora de se soltar e relaxar, deixar de lado todas as preocupações, pois o guia de mergulho estará sempre ao seu lado, lhe passando segurança e indicando o caminho a seguir.

O mergulho é fenomenal: a sensação que se tem ao mergulhar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar. 

Lagoa Misteriosa: abismo azul, cavidade alagadaEsqueça do mundo e contemple a imensidão da Lagoa Misteriosa: a visão dos dois abismos azuis, os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, os depósitos de areia branca, as galhadas com folhas douradas, os pequenos peixinhos que brilham com os feixes de luz....

Após o mergulho, que tem duração de 30 a 40 minutos, em média, o visitante retorna ao deque, é auxiliado a retirar os equipamentos, sobe a escadaria e, acompanhado pelo guia, percorre mais um pequeno trecho de trilha interpretativa, retornando ao receptivo da Lagoa Misteriosa, cheio de histórias para contar e fotos para compartilhar! 

Mergulhador na Lagoa MisteriosaO batismo pode ser feito por qualquer pessoa acima de 10 anos de idade, basta ter disposição. As restrições médicas são gestantes e pessoas com problemas cardíacos. Veja as informações preliminares sobre o passeio.

Duração total do passeio: em torno de 1h40min 

Comprimento da Trilha: 1.100 metros (ida e volta)

Devido a proximidade dos atrativos é possível realizar o passeio de Trilha e Flutuação ou o passeio de Mergulho com cilindro no Recanto Ecológico Rio da Prata no mesmo dia que o passeio na Lagoa Misteriosa.

Para aqueles que optarem somente por realizar o passeio na Lagoa Misteriosa, o mesmo pode ser completado com um delicioso almoço na sede do Recanto Ecológico Rio da Prata.

Reservas:
Agência Ygarapé Tour
Email: ygarape@ygarape.com.br
Site: www.ygarape.com.br
Fone: (67) 3255-1733
Skype: ygarapetour
MSN: atendimento3@hotmail.com
Twitter: @ygarapetour
Facebook: Ygarape Tour